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OS CINCO POTES


Como apresentar as ideias de dinheiro e consumo às crianças? Como os pais podem ensinar valores aos seus filhos utilizando o dinheiro? Conhecimentos financeiros aprendidos por uma criança influenciam seu futuro? Uma sugestão de respostas a estas perguntas está nas ideias de Craig Hill, na nossa adaptação do "Método dos Cinco Potes".

Para orientar seus filhos, consiga 5 caixas, vidros ou potes de plástico (tipo tupperware). Nas lojas de R$1,99 há grande variedade de recipientes. São coloridos e até com personagens que podem ser atrativos para as crianças.

Para cada um dos potes, coloque uma etiqueta com os nomes Doação, Auxílio às Pessoas, Investimentos, Economias e Gastos Diários. É fundamental que seu filho participe de todo o processo: da escolha dos potes até a colagem das etiquetas. Sente-se com a criança e explique os porquês de cada pote. E a cada explicação peça que ela diga o que compreendeu. É muito útil escrever numa folha um resumo da ideia de cada pote.

Primeiro Pote: Doação

Tudo o que temos nós recebemos de alguém. Quando morremos, tudo fica. Esse pote ajuda a reconhecer que somos administradores de algo que não é nosso. Então, esse dinheiro deve ser doado a uma instituição que promova o bem-estar das pessoas tanto emocional quanto espiritual.

Segundo Pote: Auxílio às Pessoas

Ao nosso redor há pessoas que passam fome, pessoas sem uma moradia, pessoas que necessitam de ajuda. Esse pote é utilizado para auxílio às pessoas. Pode ser num presente de natal, pode ser um prato de comida ou mesmo uma contribuição para um colega da escola que não tem um caderno ou lanche.

Terceiro Pote: Investimentos

Aprender a fazer o dinheiro crescer, administrando-o bem. Nesse pote a criança aprende uma atividade comercial ou de artesanato. O objetivo é que ela use esse dinheiro para comprar materiais para confeccionar algo (pulseiras, artesanatos entre outros) ou mesmo comprar itens para revenda (lápis, borrachas e outras mercadorias de pequeno valor). Assim o dinheiro sai, mas depois volta com rendimentos. É aqui que os pais estimulam o empreendedorismo da criança.

Quarto Pote: Economias

As ações da mídia para vender ideias e produtos estão na internet e tv. A criança é bombardeada com uma série de anúncios sobre brinquedos, viagens, mochilas e muitos itens que as deixam ansiosas. Esse pote ajuda a trabalhar o consumismo das crianças. Aos poucos ela vai economizando dinheiro para comprar a boneca desejada e o carrinho com controle remoto.

Quinto Pote: Gastos Diários

Todos os dias há o lanche na escola, o lápis lindo que a garotinha quer comprar, o doce-de-leite tão gostoso e muitos outros desejos dos pequenos. Esse pote deixa à disposição da criança um valor para o dia-a-dia.

É importante que os pais deem aos filhos um pequeno valor semanal. Para facilitar os cálculos R$10,00 (em moedas de R$1,00 e notas de R$ 2,00) são muito interessantes. Um dia da semana deve ser escolhido para este “rito” e os pais devem acompanhar os pequenos lembrando-os dos objetivos de cada pote.

Aqui vai uma sugestão de distribuição dos R$ 10,00: R$ 1,00 para o pote da Doação, R$ 1,00 para Auxílio às Pessoas, R$ 2,00 para os Investimentos, R$ 1,00 para as economias e R$ 5,00 para os Gastos Diários. Esta proporção deve mudar em relação ao pote de Investimentos e Gastos Diários na medida em que a criança cresce. Com o passar do tempo, uma porcentagem maior deve ir para os Investimentos.

Se os pais acompanharem seus filhos em cada etapa e a cada semana o resultado é surpreendente. É impressionante como eles compreendem os conceitos e começam a olhar e trabalhar com o dinheiro de forma lúdica, responsável e com propósitos.

E lembre-se! Hoje são crianças e amanhã serão adultos. Hoje são potes e amanhã serão contas correntes no banco.

Experimente. O trabalho compensa!!!

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