top of page

DÍVIDAS, DIABETES E DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS ESTÃO RELACIONADOS?


Em 2016, foi publicado no International Journal of Public Health, um estudo conduzido na Finlândia que pesquisou a relação entre saúde e Superendividamento, numa amostra com cerca de 37 mil pessoas, entre 1995 e 2010.

Considerou-se o Over-indebtedness (que é o termo em Inglês) quando uma pessoa ficou com inadimplência persistente por mais de 15 anos. Esses registros constam numa base de dados semelhante do SPC ou Serasa. Na Finlândia, se uma pessoa tem dívidas não pagas por 15 anos, elas podem ser retiradas dessa base de dados, após esse período.

Os pesquisadores investigaram histórico de saúde dessas pessoas. Constatou-se que esse grupo tinha mais problemas de saúde, quando comparados a pessoas com níveis de dívidas normais. Os resultados mostraram que o Superendividamento está associado à maior incidência de doenças crônicas, especialmente nas mulheres. As doenças que mais se destacaram no estudo foram distúrbios psicológicos e diabetes.

Muitos países consideram que o excesso de endividamento pode onerar o sistema público de saúde. E os pesquisadores recomendaram políticas públicas de aconselhamento financeiro e regulação da concessão de crédito.

Vale lembrar que esses resultados são relativos à amostra e ao país pesquisado. Mas chamam a atenção para os perigos à saúde e necessidade de Educação Financeira para a população.

Por isso, cuidar das Finanças da Família pode significar cuidar da saúde e bem-estar dos seus queridos!

Artigos em destaque
Artigos recentes
Arquivo
Procura por Tags
Siga-nos
RSS Feed
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page