AS FINANÇAS DA FAMÍLIA E A CRISE ECONÔMICA
Mães e Pais de Família perderam seus empregos nos últimos anos. O que fazer nesses momentos de desemprego, preocupação e contas que não param de chegar?
Antes de tudo, a família deve estar unida. Para enfrentar desafios financeiros, a união de todos fortalece e cria possibilidades de soluções. Porém, geralmente o caminho mais fácil são os desentendimentos em casa, acusações e desânimo. Mas convido a você - que está triste e desalentado com a falta de trabalho e dinheiro - que experimente outro caminho. Lembre-se de que o mundo ao nosso redor começa a mudar quando também decidimos mudar de atitudes.
Então, leia atentamente as dicas abaixo.
DICA 1: Olhe para sua família. Faça uma reunião e exponha como estão as finanças da família. A sinceridade é fundamental. Peça a sugestão de todos sobre as soluções.
DICA 2: Distribua tarefas para cada pessoa. As tarefas são muitas: economia de energia, controle de gastos, procura de emprego, novas atividades para renda, limpeza da casa, cuidados com os irmãos mais novos, elaboração de currículos, conserto de vazamentos, troca de lâmpadas, levantamento das dívidas, organização de papéis, lista de compras, doação de brinquedos e qualquer outra tarefa de organização e economia necessárias.
DICA 3: Olhe para o que você tem. Após a família ter feito a organização e ações de economia, ficará claro o que a família pode fazer. Cortar gastos? Buscar trabalho? Comprar mais barato?
DICA 4: Busque orientação. Há muitos vídeos na internet, cursos de orçamento doméstico grátis, capacitação pelo Sebrae que ajudam demais nessa fase de organização na crise.
DICA 5: Trate bem a todos em casa. Com os desafios da busca de soluções, por vezes a paciência fica curta demais. E palavras ríspidas e até mesmo desrespeito acontecem no ambiente familiar. Isso é destrutivo de qualquer saída para soluções. Assim, tenha muito cuidado com o relacionamento entre as pessoas de sua casa. Todos estão no mesmo barco e necessitam de apoio.
DICA 6: Comemore as conquistas. As economias na energia, nas compras de comida e muitas outras ações trazem resultados. Fale e elogie quando algo for conquistado. Incentive enquanto ainda os resultados estão a caminho. Aprenda a cozinhar em casa e faça um prato especial a cada conquista de emprego, quitação de dívida ou organização realizada. Lembre-se de que as pessoas querem ser reconhecidas por seus esforços.
DICA 7: Busque além. É fácil perceber que há muito mais perguntas na vida do que respostas. Ao olharmos a natureza, vemos um encadeamento de cuidados para que a vida exista: o sol, o ar, a chuva, as plantas, nosso corpo... tudo funcionamento misteriosa e automaticamente sozinho e para nosso bem. Vale pensar que somos cuidados. E crer num Criador que pode ajudar, muda a perspectiva de muitas vidas sem saída.
Que tal pensar sobre as dicas?
Quando você começará a ação?
Há mais cuidados e ajudas na vida do que você pode ver e perceber. Creia nisso!!!